Contabilidade Para Comércio: Entenda Como Funciona

Ao embarcar na grande aventura do comércio físico ou online, é vital manter suas contas com muito rigor. Isso torna possível cumprir todas as obrigações legais em todos os momentos, em particular no que diz respeito à declaração de impostos. Então, descubra como gerenciar as contas do seu comércio.

Todos os negociantes, não importa seu status ou porte, têm a obrigação de manter um registro de sua atividade. Na qualidade de sociedades inscritas no Registo Comercial, estão sujeitas ao cumprimento da forma normal ou simplificada.

As contas de um comércio devem ser estabelecidas de forma regular, fiel aos fatos e de boa fé. Por outro lado, cada comerciante deve controlar suas contas e fazer uma descrição de seus procedimentos contábeis e métodos de organização. Este deve indicar o seu funcionamento, os diversos intervenientes na preparação das contas, o sistema contabilístico utilizado (plano de contas, numeração, arquivo, etc.) e os processos instaurados.

Por fim, a contabilidade de uma empresa pode ser realizada pelo próprio comerciante ou delegada a uma contabilidade. Este último deve ser um membro da ordem dos revisores oficiais de contas. No entanto, dependendo do porte da empresa e de seu sistema contábil, os termos obrigatórios dessa contabilidade diferem.

QUAIS SÃO AS OBRIGAÇÕES DO COMÉRCIO?

As obrigações contábeis de um comerciante são diversas. Eles incluem registros de todas as entradas e saídas. Os comerciantes precisam ter uma conta bancária dedicada. Então, um inventário comercial é essencial pelo menos uma vez por ano.

Por outro lado, devem também elaborar uma demonstração de resultados e um balanço anuais no final de cada exercício. Em alguns casos, eles devem estabelecer faturas ou arquivar suas contas anuais com o escrivão do tribunal comercial.

Os principais documentos contábeis de uma empresa são uma primeira lista todos os movimentos em ordem cronológica e sua repartição de acordo com o plano de contas. Então, são necessárias várias informações para cada registro, em particular o documento contábil de referência.

A contabilidade de uma empresa inclui a preparação de contas anuais (ou contas sociais). Esses são os documentos contábeis de primeira ordem que incluem o balanço patrimonial e a demonstração de resultados. O primeiro estabelece o resumo anual dos ativos e passivos da empresa.

Por outro lado, o segundo diz respeito às receitas e despesas. Eles mostram o lucro líquido da empresa na forma de lucro ou prejuízo do exercício. Certos documentos devem ser anexados a esses dois documentos. Na maioria das vezes, são explicações sobre os métodos utilizados e suas possíveis modificações, bem como informações adicionais.

Quer seja pessoa física ou jurídica, o comerciante deve manter contas normais ou simplificadas.

Deve, portanto, respeitar as regras do plano de contas. Caso contrário, ele pode ser responsabilizado pela tributação automática sobre um lucro apurado pelas autoridades fiscais. Finalmente, dependendo do tamanho e do sistema contábil da empresa, as obrigações contábeis diferem.

CONTABILIDADE REGULAR DO COMÉRCIO

Um contador deve se manter regular, sincero e fiel à realidade das contas de negócios. Quer você faça suas contas de forma interna ou confie-a a um revisor oficial de contas, é obrigatório cumprir certas obrigações legais para realizar uma contabilidade fiel e sincera:

  1. Registro cronológico dos movimentos (compras, vendas, etc.) dos ativos da empresa
  2. Estabelecimento do faturamento
  3. Produção obrigatória de um inventário físico anual que pode ser regularizado ao longo do tempo
  4. Registro de contas anuais no final de cada financeiro ano (balanço, demonstração de resultados e anexo)
  5. Abertura de conta bancária
  6. Manutenção de todos os documentos, após o final de cada exercício e durante pelo menos 10 anos

OS DOCUMENTOS CONTÁBEIS

Existem vários documentos e registros contábeis com os quais é essencial se familiarizar o mais rápido possível. Estas são as contas anuais. De acordo com a lei, elas incluem:

  • O balanço que apresenta os ativos e passivos da empresa;
  • Em seguida, a demonstração do resultado que reúne as receitas (vendas, juros sobre o capital investido, etc.) e despesas (compras, salários, impostos, etc.);
  • Por fim, documentos contábeis obrigatórios.

Tem um comércio e precisa Regularizar? Entre em contato com a nossa contabilidade, iremos auxiliar você nesse processo e tirar todas as suas dúvidas!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Print
Share on email
Email

Preencha os campos abaixo que entraremos em contato!